TRÊS LAGOAS
Cidade das Águas
A cidade de Três Lagoas está situada sobre o maior lago subterrâneo do planeta, o Sistema Aqüífero Guarani. Assim como com os rios subterrâneos, as águas do sistema Aqüífero Guarani facilmente vêm à tona em escavação. É do aqüífero a água do Córrego da Moeda, não apropriada para consumo em função do sabor existente.
A água potável de Três Lagoas, retirada de seus rios subterrâneos, é considerada uma das melhores do Brasil, sendo conhecida como Cidade das Águas.
Sua área territorial é de10.206km2, com uma população de 87.113 hab. (IBGE 2006)
Está a uma altitude de 320m acima do nível do mar
A distância de Campo Grande é de 338 km.
CLIMA
O clima é tropical com uma temperatura média de 26ºC. Como o restante do centro-sul brasileiro, os verões são chuvosos e os invernos, secos. Devido a sua posição, no entanto, e as massas de ar vindas do sul, do leste e do oeste que se encontram sobre seu território, a cidade possui peculiaridades quanto ao seu clima, que é diferente do centro de Mato Grosso do Sul e do oeste paulista.
No inverno, geralmente não há chuvas durante um período de três meses; do início de junho ao final de agosto e, às vezes, até meados de setembro. As chuvas fartas, no entanto, não se reiniciam até o fim do mês de novembro. O inverno três-lagoense sempre foi caracterizado por sua temperatura amena, próxima de zero grau algumas noites, podendo chegar a negativo, apesar de ser isto cada vez menos freqüente.
Nos verões, em dezembro iniciam-se as tempestades, sempre vindas do sul. A chuva é abundante e, na maioria das vezes, acontece nos fins das tardes. Em março, a precipitação pluviométrica começa a diminuir.
RELEVO
É constituído de um vasto planalto, com leves ondulações, sendo mais acentuado na região oeste, onde se destaca como acidente geográfico o Morro da Serrinha.
VEGETAÇÃO
A vegetação predominante é o Cerrado. Há também faixas de Mata Atlântica, que se alternam perpendicularmente às margens do Rio Paraná com a vegetação do Cerrado, atéque estas listras de floresta se afinam e desaparecem conforme se distanciam do rio.
HIDROGRAFIA
A hidrografia da região é rica. Além dos rios e lagoas, podem-se encontrar vários córregos e riachos. Os rios subterrâneos da região são facilmente encontrados, estando muitas vezes somente a vinte metros da superfície, e outras a cem metros de profundidade.
Inaugurada em 1926, a Ponte Francisco de Sá sobre o Rio Paraná serve como ponte de ligação da Ferrovia Noroeste do Brasil – NOB entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul .
A ponte mede 1024 metros de comprimento e demorou 15 anos para começar a ser construída.
A ferrovia foi responsável pelo primeiro impulso de desenvolvimento da cidade.