MIRANDA – O Portal do Pantanal.
Localizada a meio caminho entre Campo Grande e Corumbá, a cidade de Miranda é considerada o “Portal do Pantanal”, já que a grande planície alagadiça começa praticamente dentro da cidade. Quem faz o trajeto em direção a Corumbá, pela BR-262, principalmente nos meses de cheia do Pantanal, já começa a avistar os alagados assim que ultrapassa o trevo de acesso à cidade.
A partir da entrada de Miranda, o turista já encontra uma flora tipicamente pantaneira nos dois lados da rodovia, assim como espécies da fauna, com destaque para as aves. Da mesma forma, a partir da entrada de Miranda, começam a se avolumar os atrativos colocados à disposição dos turistas, como áreas de camping, hotéis, pesqueiros e outros. Por esse motivo, com muita justiça, Miranda é considerada uma espécie de ante sala que apresenta aos visitantes toda a exuberância da flora e fauna pantaneiras.
O município de Miranda pertence a Bacia do Paraguai. Em termos de potencialidade dos recursos naturais a área circunscrita a bacia hidrográfica do Paraguai é bastante promissora, seja na exploração mineral, na pecuária, ou para a pesca esportiva e o turismo. Os principais cursos d’água do município são os rio Miranda, Salobra e Agachi.
O encontro das águas cristalinas do rio Salobra com as águas turvas do rio Miranda é um atrativo que o turista não pode deixar de conhecer. Atualmente, com a política de pesca, adotada pelo Estado proibiu-se a pesca no rio Salobra, propiciando assim a procriação dos peixes.O Pantanal é considerado como um dos maiores centros de reprodução do continente americano, é um dos maiores aglomerados de espécies animais do mundo. Inserido neste contexto, está o município de Miranda.
LOCALIZAÇÃO:
O município de Miranda localiza-se a oeste do Estado de Mato Grosso do Sul . Esta distante da capital, Campo Grande, 205 Km.
ACESSO:
Terrestre : Acesso pela Rodovia BR 262, ou pela MS- 335 que liga Bodoquena a Miranda, totalmente asfaltada.
Aéreo: Existem vôos das principais capitais brasileiras ao Aeroporto internacional de Campo Grande. A partir daí, é preciso contratar um serviço de traslado ou alugar um carro. Também há pistas de pouso que recebem aviões pequenos.
PASSEIOS EM MIRANDA:
Estrada do Parque
Para você que gosta de se exercitar e curtir a natureza ao mesmo tempo uma boa dica é fazer um passeio de Bicicleta pela Estrada Parque Pantanal.
Focagem Noturna de Animais
Passeio realizado em carro safári a procura de animais silvestres de hábitos noturnos.
Este atrativo mescla aventura com a bela paisagem, onde os visitantes podem encontrar desde pequenos animais como lobinho e até mesmo a onça! Leve sua câmera fotográfica, repelentes, tênis e roupas confortáveis e se encante com a paisagem noturna do Pantanal.
Como chegar: Através de carros ou camionetes com tração.
Localização: Em rios, lagos, lagoas ou trilhas do Pantanal
Caminhada
Caminhadas na mata para relaxar, observar a natureza e fauna da região. Em geral, visita-se famílias de ribeirinhos onde você vai ouvir casos e provar uma bebida típica dos índios.
Cavalgada
É uma das melhores maneiras de explorar a região, permitindo chegar a áreas inacessíveis, como corixos e vazantes. A cavalgada é o meio de locomoção mais utilizado pelo pantaneiro. Existem programas especiais que acompanham as comitivas de gado.
Pesca Esportiva
Atividade ideal para os que procuram mais aventura. Dourados, pintados, pacus e barbados são as principais espécies de peixes que se distribuem pelos rios da região.
Fazendas Pantaneiras
As Pousadas do Pantanal oferecem toda estrutura de qualquer pousada rural: apartamentos com ar condicionado, banheiros privativos, ventiladores de teto, comidas típicas, passeios exclusivos e a comodidade que você espera para as suas férias… Visite-as e você não irá se arrepender!
Safári Fotográfico
Pode ser feito de jipe, de barco ou caminhando. Neste passeio é possível observar a fauna local, como cervos, capivaras, jacarés e muitas aves. Com sorte é possível avistar tamanduás, antas e até a majestosa onça pintada.