CAMPO GRANDE – CAPITAL DO ESTADO
Um exemplo de cidade saudável, hospitaleira e moderna.
Dotada de infra-estrutura privilegiada a capital vem consolidando sua gestão democrática com vistas à elevação da qualidade de vida e a criação de novas oportunidades.
As ações sociais voltadas para a geração de emprego e renda, a inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho, a qualidade e a qualificação profissional nas áreas da educação e da saúde, o respeito ao meio ambiente, a valorização do patrimônio cultural, o incentivo à prática desportiva consolidam seu compromisso com uma sociedade mais justa.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL:
No Município de Campo Grande existem três Unidades de Conservação da Natureza instituídas legalmente pelo Poder Público Municipal.
As Áreas de Proteção Ambiental – APA’s, constituem-se em um instrumento viável de gestão ambiental a ser aplicado em situações em que há uma pressão da expansão urbana sobre espaços importantes, detentores de diversidade e de recursos naturais cuja proteção e preservação se torna fundamental para a manutenção e melhoria da qualidade de vida da população local e cuja solução dos problemas ainda se coloca como um desafio para os governos locais.
No Município de Campo Grande existem três Unidades de Conservação da Natureza instituídas legalmente pelo Poder Público Municipal. São elas: Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado – APA do Lajeado; Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Guariroba – APA do Guariroba; Área de Proteção Ambiental da Bacia do Córrego Ceroula – APA do Ceroula.
Os córregos Lajeado e Guariroba estão destinados ao fornecimento de água potável à população campo-grandense e contribuem com aproximadamente 80% de toda água consumida.
CLIMA:
O clima de Campo Grande, situa-se na faixa de transição entre o sub – tipo (Cfa) mesotérmico úmido sem estiagem, em que a temperatura do mês mais quente é superior a 22°C, tendo o mês mais seco mais de 30mm de chuvas e o sub – tipo (Aw) tropical úmido, com estação chuvosa no verão e seca no inverno. Cerca de 75% das chuvas ocorre entre os meses de outubro e abril, quando a temperatura média oscila em torno de 24°C. Os meses de menor precipitação são junho, julho e agosto. Os déficits hídricos ocorrem com maior intensidade nesses meses.
A temperatura média mensal do ar registrada em 2005 foi de 23,39°C, sendo fevereiro o mês mais quente com 32,6°C, e julho o mais frio com 14,3°C em média.
LOCALIZAÇÃO
Capital do Estado de Mato Grosso do Sul, centro oeste do Brasil. Esta a 1.000 Km de São Paulo.
ACESSO
TERRESTRE: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus. São Paulo- BR267 ( Via Pres. Epitácio), BR-262 (Via Ilha Solteira); Paraná- BR-163; Mato Grosso-BR-163; Minas Gerais BR-497; Goiás- BR-060.
AÉREO: Existem vôos das principais capitais brasileiras para o Aeroporto Internacional de Campo Grande.
A cidade, que também serve de acesso ao PANTANAL e BONITO, oferece a seus habitantes uma qualidade de vida diferenciada. Com infra-estrutura privilegiada, encanta seus visitantes com seus belos parques, amplas avenidas, diversificada gastronomia, rede hoteleira e passeios que relatam a história do povo sulmatogrossense.
Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul , oferece aos torcedores a estilizada “cidade da copa” instalada no parque das Nações Indígenas. os jogos podem ser acompanhados por meio de dois grandes telões de 12 e 15m², em um dos pontos mais belos da cidade… (COPA 2010)