BODOQUENA
HARMONIA COM A NATUREZA
O município de Bodoquena foi elevado a distrito em 1980, quando recebeu o novo povoado a denominação de patrimônio do Campão, atual cidade de Bodoquena.
Bodoquena é um lugar onde é possível ficar em harmonia com a natureza, um lugar quase intocado pelo homem. Possui infra-estrutura turística, atrativos naturais como balneários, cachoeiras, trilhas, fauna e flora, rios altamente piscosos, culinária típica da região, festas religiosas e folclore. A cidade está no coração da Serra da Bodoquena, então considerada cidade serrana.
A 36 Km de Bonito, um dos destinos eco-turÍsticos mais preservados do Brasil, encontra-se a entrada para uma das principais unidades de conservação do Estado de Mato Grosso do Sul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
A Serra da Bodoquena possui a maior extensão de florestas naturais do Estado, é um divisor de águas e é responsável por todas as nascentes dos rios cristalinos da região, como o Rio Salobra , Rio da Prata, Rio Formoso, Rio Perdido e Rio Sucuri.
A região ainda sofre com as ameaças de madeireiros, invasores, incendiários e grileiros em sua volta. Desde a década de 80, dezenas de profissionais, pesquisadores, conservacionistas e entidades governamentais e não governamentais, reivindicam a proteção especial desta área, que assegura ser uma região de alta biodiversidade de importância mundial.
LOCALIZAÇÃO
A cidade de Bodoquena esta situada a 262 Km da capital, Campo Grande.
ACESSO
TERRESTRE: O acesso pode ser feito de carro pela BR 262, saída para Aquidauana, até Miranda pela MS 339.
AÉREO: Existem vôos das principais capitais brasileiras ao Aeroporto internacional de Campo Grande. A partir daí, é preciso contratar um serviço de traslado ou alugar um carro.
ATRATIVOS TURÍSTICOS
CACHOEIRA BOCA DA ONÇA
É a maior do Estado, com 156 metros de altura. Passeio feito por trilha de 4 km, passando por diversas cachoeiras e piscinas naturais. Receptivo oferece bar e restaurante.
RAPEL NA BOCA DA ONÇA
Já imaginou descer 90 metros no Cânion do Rio Salobra ao lado da maior cachoeira do estado? Podendo ainda avistar lá do alto o cênico Rio Salobra e a Serra da Bodoquena? Para os praticantes e apreciadores radicais, o rapel de 90 metros de altura é pura emoção e aventura.
Quando terminar a descida, uma pequena trilha levará você até uma piscina natural, formada pela queda da cachoeira Boca da Onça, a maior do estado.