Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Biodiversidade do
Estado do Mato Grosso do Sul – BIOTA-MS
Arraia – PANTANAL – BIOTA MS – Natureza em Foco
Acuri – BIOTA MS – Natureza em Foco Rio Negro – PANTANAL – BIOTA MS – Natureza em Foco
Anta – BIOTA MS – Natureza em Foco Arara Azul – BIOTA MS – Natureza em Foco
O BIOTA-MS é o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul em Biodiversidade. Ele está sendo estruturado com ampla participação do Estado, da comunidade científica e do setor empresarial. A primeira oficina do BIOTA-MS ocorreu nos dias 16 e 17 de Outubro de 2008 com o objetivo de prospectar as iniciativas existentes no estado em C, T & I na área, gerando assim um pré-diagnóstico, e também de apresentar a experiência de um programa similar existente no Estado de São Paulo. A oficina indicou um comitê gestor temporário, responsável por preparar a minuta das diretrizes do BIOTA-MS e organizar uma segunda oficina para que tal minuta fosse discutida, aprimorada e aprovada pela comunidade para criação do documento final “Diretrizes do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação em Biodiversidade do MS – BIOTA-MS”.
A minuta estabelece que o BIOTA-MS tem como objetivo geral inventariar e caracterizar a biodiversidade no estado de Mato Grosso do Sul, dando suporte científico para sua conservação, monitoramento, avaliação do seu potencial econômico e sua utilização sustentável. Além disso, ela estabelece os objetivos específicos, os resultados e produtos esperados, os componentes, metas, ações, indicadores e cronograma do programa.
A segunda oficina do BIOTA-MS para discussão da minuta acorrerá nos dias 10 e 11 de Setembro de 2009, em Campo Grande, MS.
O BIOTA-MS conta com investimento inicial da ordem de R$ 2.000.000,00 (“seed money”), mas o Governo do Estado, através SEMAC – Secretária de Meio Ambiente, Planejamento de Ciência e Tecnologia, atuará como articulador para atração de investimentos da iniciativa privada e do Governo Federal para o programa.