ARTESANATO
O artesanato, uma das mais ricas expressões culturais de um povo, no MS evidencia crenças, hábitos, tradições e demais referências culturais do Estado. É produzido com matérias primas locais e manifesta a criatividade e a identidade cultural do povo sul-mato-grossense através de trabalhos em madeira, cerâmica, fibras, osso, chifre, sementes, etc.
|
AMOR-PEIXE
A grife AMOR-PEIXE, oferece produtos com design e qualidade dignos de destaque em mercados diferenciados, atendendo aos critérios dos consumidores mais exigentes…
veja mais
|
|
BONITO FEITO À MÃO
A perfeição das imagens na delicadeza dos bordados demonstram habilidade e talento capazes de conquistar admiração e espaço no mercado nacional e internacional.
veja mais
|
|
CASA DO MASSA BARRO
A argila (barro) proveniente de olarias da região chega à oficina onde é estocado e depois preparado cuidadosamente para o consumo.As peças são comercializadas na “Casa do Massa Barro”, oficina e local turístico próximo às margens do Rio Paraguai e do centro histórico da cidade; em lojas de souvenirs…
veja mais |
|
MÃOS À OBRA
"MARFIM DO PANTANAL"
As peças são desenhadas e após, entalhadas ou esculpidas. A oficina lembra um laboratório utilizando brocas e equipamentos próprios que pelas mãos habilidosas das artesãs criam formas que reproduzem a fauna e a flora local.
veja mais
|
|
PÉ DA SERRA
A produção de leite e de pomares de frutos regionais , cana de açúcar e pimenta cultivada nas pequenas propriedades rurais dão origem à matéria prima utilizada no desenvolvimento de doces, compotas e conservas que abastecem o comércio local.
veja mais
|
<< As peças em geral trazem à tona temas referentes ao Pantanal e às populações indígenas, trazem cores da paisagem regional, e além da fauna e da flora, podem retratar tipos humanos e costumes da região.
Outro traço importante do artesanato do MS é que muitas vezes ele mostra um intercâmbio cultural favorecido pelas divisas com outros estados brasileiros e pelas fronteiras com Paraguai e Bolívia. Podemos afirmar que ele reflete a cara de sua gente, que mescla e sintetiza as múltiplas origens do povo.
Os artesãos sul-mato-grossenses dispõem de sensibilidade, perícia e cuidado ao modificar a matéria-prima utilizando insumos disponíveis e técnicas de produção típicas. É por dizer tão bem quem são os sul-mato-grossenses, é pela qualidade e capricho depositados em cada peça pelas mãos habilidosas dos artesãos, que dispomos de um artesanato único e de uma importância cultural que extrapola fronteiras.
A qualidade e o valor cultural do artesanato do MS vêm sendo cada vez mais reconhecidos pelos turistas, pela mídia e pelo público especializado. Por exemplo, podemos citar o artesanato produzido em couro de peixe pelas mulheres do município de Coxim, que recebeu o Prêmio Mercado Design Tox XXI, da revista Arc Desing, premiação que buscava destacar os melhores projetos e produtos nacionais lançados a partir de janeiro de 2001.
Além disso, a Arpeixe de Coxim foi reconhecida em 2006 no Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, juntamente com outros quatro núcleos do Estado: “Mãos à Obra” de Jardim, que desenvolve trabalhos em osso; “Cristina Orsi” de Campo Grande, que faz bonecas de cabaça; “Riverart” de Rio Verde, que trabalha com cerâmica e a “UNEART – MS”, União dos Artesãos do Mato Grosso do Sul, que ganhou o prêmio pelas bonecas em cerâmica da artesã Indiana Marques. Sem falar nos trabalhos em cerâmica produzidos pelas seis etnias indígenas presentes no Estado, e que são exportados para várias partes do mundo, além de fazer sucesso entre os turistas que visitam o MS. Outro exemplo é o Núcleo Arteboa de Rio Brilhante, que faz belas peças utilizando madeira e capim taboa, que já exportou peças para a Grécia, Estados Unidos e França e que foi selecionado para o programa da GNT internacional, “Brasil Feito a Mão”.
Esses são alguns dos muitos exemplos de sucesso do artesanato do MS, que se destacará na Feira de Artesanato em Milão, mostrando um pouco dos talentos do Brasil e da gente sul-mato-grossense para o público italiano. >>